<< Voltar     


Embalagem biocompostável para sucos orgânicos

Vencedor em Especial - Estudantes - 2023

Data de lançamento: 07/12/2022

Categoria: Estudantes

Tags: compostável, orgânico, suco, origami, bambu, PUC-Rio

Vencedor: Tiago Vilela (PUC Rio / Rio de Janeiro-RJ)


País: Brasil


Ao perceber que a categoria de sucos integrais boa parte das embalagens são de plástico de uso único, o projeto nasce na intenção de propor a utilização de materiais compostáveis que podem ser despejados após o consumo em lixos domésticos ou em composteiras a fim de diminuir o volume de lixo presentes em aterros sanitários a longo prazo. Sua inovação está no uso do papel de fibra de bambu e do coating de amido de milho no formato de caixas de suco.

A principal inovação presente na minha embalagem está em seu formato. No momento que se segura e aperta suas laterais faz com que seus vincos estruturem um bocal proporcionando a não utilização de canudos tanto de plástico quanto de papel que se fazem tão presentes em embalagens cartonadas.

Não, a embalagem mantém as mesmas tecnologias utilizadas na fabricação de embalagens com papel cartonado, porém utilizando materiais diferentes mas já conhecidos entre outros produtos. A criatividade dessa embalagem está em sua nova forma de consumir bebidas por meio do formato da embalagem proporcione ao usuário a experiência de consumir suas bebidas de uma única vez sem o uso de canudos e ao final podendo descartar em lixos orgânicos sabendo que seu impacto ambiental será mínimo.

O formato da embalagem permite ser enviado planificado para envase na hora ao consumidor fazendo caber mais embalagens dentro das caixas de transporte. Sua ergonomia tem uma pega segura para o consumidor e intuitiva para abrir e fechar a embalagem por conta da lingueta que cobre o bocal da embalagem A beleza da embalagem está na interação consumidor x produto, pois no momento que conhece o material e sua interação com o meio ambiente permite entende a necessidade de existir tal produto e proporciona a ele ter um maior conhecimento de seu impacto na cadeia de valor da embalagem assim como outras.

Sim, o projeto pode ser exequível tecnicamente pois se assemelha ao mesmo processo de fabricação das embalagens de papel cartonado e financeiramente os materiais já são usados em outros tipos de embalagem comprovando assim a sua possibilidade de utilização em larga escala e barateamento do material. Sim, pois por serem feitas de materiais biodegradáveis como é o caso do papel de fibra de bambu e da laminação de amido de milho fazem com que ao final da cadeia de valor sejam despejados em lixos domésticos e depois destinados a aterros sanitários das cidades sem que danifiquem os solos desse local.

Ver maior em nova página